Opinião

Flávio Guimarães

Consultor empresarial

14-03-2024 5:27

14-03-2024 5:27

Flávio Guimarães

Consultor empresarial

A busca pelo primeiro emprego é um mistério, tanto para quem nunca teve experiência profissional quanto para quem quer migrar de uma área para a outra, que querendo ou não, é um primeiro emprego também (porém, em outra área). Nesse processo, que mais parece um labirinto, fatores complicam para que o(a) profissional alcance o seu objetivo:

– Como vai ter experiência se dificilmente a empresa aposta para testar a capacidade dele(a)?

– Será que um(a) profissional externo(a), mesmo que sem qualquer experiência, não pode contribuir com o processo? Quem está de fora do processo contínuo de todos os dias pode ter uma observação mais ampla. Será que uma pessoa assim não poderia ser um apontador de erros, por exemplo? Ou uma pessoa que poderia contribuir para melhorar processos internos?

Quando tratamos sobre esse assunto, a primeira pergunta que vêm à cabeça é “O QUE VOU COLOCAR NUM CURRÍCULO SE NÃO TENHO EXPERIÊNCIA?”. E aí, vamos descobrir como fazer?

Atividades voluntárias valem? 

Projetos sociais, igrejas, ações de bairros, bazares, associações em geral, ONGs, eventos, festas, comissões de formatura e grêmios estudantis são alguns exemplos de trabalhos voluntários que podem ser potencializados na elaboração de um currículo para o primeiro emprego. Entre essas atividades voluntárias ou outras que você já exerceu durante algum período da vida, o que você fazia?

– Fazia compras de produtos ou serviço, ou qualquer outro tipo de negociação? Se sim, deve listar que possui capacidade prática de negociações, avaliação de qualidade de fornecedores, realização de pesquisas de mercado e afins. Além disso, a habilidade para negociações também pode mostrar que você é um(a) bom(boa) vendedor(a).

– Fazia pagamentos e recebimentos? Se sim, o ideal é que potencialize a prática de contas a pagar e receber, prática ligada aos setores financeiro e administrativo. Além disso, nessa atividade também podemos citar a realização de cobranças, análise de custos e controle de fluxo de caixa.

– Ajudava a organização eventos? Pode listar todos os detalhes de atividades desenvolvidas nessa organização: se fazia compras ou financeiro, se avaliava desempenhos de outras pessoas envolvidas, se fazia contatos com fornecedores, se decidia sobre o layout e decorações ou se fazia análises críticas.

Habilidades pessoais também contam

Você já listou todos os pontos que você fazia muito bem quando criança?

– Desenhos, montagens e desmontagens de brinquedos mostram um bom poder de trabalhos operacionais ou técnicos. Se analisarmos a fundo essas ações veremos que, dentro delas, existem detalhes a serem explorados para as descrições do currículo.

– Criação de cenários enquanto brincava mostra um bom poder de criação, análises e críticas. Para cargos administrativos e de criações em geral são fatores comportamentais bem vistos.

– Sempre ter liderado as outras crianças mostra o poder de liderança e influência. Numa década que temos formado poucos executivos, essa capacidade pode ser fundamental para ter em um currículo de primeiro emprego.

– Ações que mostravam habilidade em comunicação, em escrita, em soluções de problemas sempre criando uma alternativa, por exemplo, mostra a capacidade de criação, bom para trabalhos nas áreas de Marketing, Comunicação, Publicidade, Propaganda e afins.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Exclusivos