Finanças & Wall Street

É dia de reunião no Banco Keve. Accionistas ratificam alargamento do ‘board’

20-02-2024 10:32

Maurício Vieira Dias

Director adjunto

Nelson Francisco Sul

Director

20-02-2024 10:32

Maurício Vieira Dias

Director adjunto

Nelson Francisco Sul

Director

O Keve reuniu os accionistas em assembleia-geral extraordinária para aprovar o alargamento para 11 a composição do conselho de administração. Encontro está ser presidido pelo presidente da mesa da assembleia-geral, André Luís Brandão, antigo ministro dos Transportes

O Banco Keve reúne esta terça-feira de manhã os accionistas em assembleia-geral extraordinária, no Hotel Forúm, aqui em Luanda, para aprovar e ratificar os nomes que vão reforçar o ‘board’’.

Pelas 10h00 arranca no Hotel Forúm a assembleia-geral extraordinária de acionistas do nono maior banco sistémico do País, tendo como ponto único a aprovação e ratificação dos nomes que vão reforçar o Conselho de Administração.

Sérgio Gama, actual director de Gestão de Risco, e o actual director de Tesouraria e Mercado, Nelson Rodera Monteiro, são os nomes elevados à categoria de administradores executivos. Trata-se, no fundo, de um procedimento meramente formal reservado aos accionistas, uma vez que os dois gestores já passaram pelo crivo do Banco Nacional de Angola, o regulador e supervisor do sistema financeiro.

Actualmente, o conselho de administração do Banco Keve conta com um administrador não-executivo independente, o economista Osvaldo Victorino João, antigo economista residente do FMI em Angola e ex-secretário de Estado para as Finanças e Tesouro do Ministério das Finanças.

Entretanto, a equipa será ajustada em função das directrizes do Banco Central que determinam um mínimo de três administradores independentes nos bancos de importância sistémica, um estatuto que a instituição dirigida por Bruno Grilo alcançou em Março do ano passado.

Para as funções de administradores não-executivos independentes do Keve, O Telegrama sabe que o BNA aprovou os nomes de Walter Teixeira, engenheiro de formação e antigo presidente do conselho de administração da empresa pública Correios de Angola, e Clóvis Rosa, que já foi subdirector no extinto Banco Espírito Santo Angola e director-coordenador no Banco Económico.

Depois da realização da assembleia geral extraordinária, que acontece neste momento, o conselho de administração do Banco Keve passará a ser constituído por 11 membros, com uma comissão executiva composta por cinco elementos, três administradores independentes e três administradores não-executivos, incluindo a presidente do conselho de administração, Dalila Azevedo da Silva.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email