Opinião

Indira Santos

Marketeer e Artista Plástica

13-01-2023 11:51

13-01-2023 11:51

Indira Santos

Marketeer e Artista Plástica

Eram 8 horas da manhã e, para meu espanto, o primeiro vídeo que vi no Instagram foi da artista Kusama… suspense! “I love the contrast between this retro building of the Tokyo station”.  YAYOI KUSAMA E LOUIS VUITTON — Janeiro de 2023!!! (…) Sem estratégia, não há Marketing — mas existirá Marketing sem Arte e Criatividade? IMPACTO! LUXO! Em Janeiro de 2022 a marca francesa Louis Vuitton teve um lucro de cerca de 12 mil milhões de euros!!! (ATENÇÃO!) Doze mil milhões de euros são AKZ 6 436 695 458 400,00. Desculpem se os números são excessivos ou se estão errados . São muitos números num só texto: AKZ 6 436 695 458 400,00. Nem consigo ler. E nem quero imaginar como foi o fecho do ano. Com tantos números redondos, preciso de um bom contabilista que consiga colocar esta margem de lucro numa tabela de Excel.

Uma mala da Louis Vuitton é um desejo ou uma necessidade? Onde há necessidades, o Marketing está lá para satisfazê-las. Tem um desejo? Os departamentos de Marketing estão prontos para criar a necessidade de consumo. A pergunta que devem  fazer os meus leitores é: como em tempos de crise económica, com a Covid-19 e Guerra na Ucrânia, as marcas de luxo facturaram tanto? A Louis Vuitton tem um património líquido de biliões e investe muito em campanhas de marketing, mesmo sendo uma das marcas mais valiosas e vendidas do mundo.

Yayoi Kusama e  Louis Vitton são uma das melhores estratégias de marketing de marcas de luxo. Sou suspeita de dizê-lo, amante da arte oriental e apreciadora do documentário Kusama: Infinity dirigido por Heather Lenz, que retrata a história da artista contemporânea e ícone da arte do século XX. Para quem não conhece, Yayoi Kusama nasceu no Japão em 1929, explorando o movimento minimalista, caracterizada pelos pontos repetidos, à pop art, surrealismo, performance e instalação. Disrupção. Toda a sua obra nos remete à contemporaneidade e a um conflituoso mundo da artista.

A parceria entre o oriental e o ocidental não é recente, mas esta sem dúvida explorou todos os limites da criatividade de marcas de luxo. Robôs humanizados da artista Yayoi Kusama nas lojas, outdoors 3D de ilusão óptica, monumentos históricos com obras da artista, abóboras Kusama, salas digitais imersas, vídeos inusitados, lojas com design de interiores personalizados com as obras “infinity mirror”. Nomes como Gisele Bundchen, Devon Aoki,  em campanhas com música tradicional japonesa, e os pontos infinitos coloridos, a preto, branco, cinza, vermelho… (So Awesome, and Cool!!!) Experimente o filtro no Instagram… Haverá fronteiras entre a arte e o marketing? São 93 anos de arte espelhados no glamour da marca francesa em acessórios, roupas, malas com uma secção feminina e masculina… #Inusitado. A arte de fazer marketing, se não for uma necessidade, terá que ser um desejo de futuro.

Kusama’s world  Vive la France!

Fotos | Louis Vuitton

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