Empresas & Negócios

Católica de Benguela e ISIA entre as instituições que admitiram estudantes sem realização de exame de acesso

03-02-2023 9:33

Clinton Manuel

Jornalista estagiário

03-02-2023 9:33

Clinton Manuel

Jornalista estagiário

Prevaricadores. Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior sancionou quatro instituições do ensino superior por violação gravíssima ao Decreto Presidencial n.º 5/19, de 8 de Janeiro

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação emitiu um comunicado com a lista de instituições do ensino superior que neste ano lectivo violaram o diploma legal “que aprova o Regulamento Geral de Acesso ao Ensino Superior”, o qual todas as instituições estão obrigadas a cumprir.

No presente ano académico, apesar da obrigatoriedade da lei e de orientações específicas, o Ministério do Ensino Superior detectou que o Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (ISPOCAB), Instituto Superior Politécnico Internacional de Angola (ISIA), Instituto Superior Politécnico do Kilamba (ISPKILAMBA) e o Instituto Superior Politécnico do Bita (ISPOB) admitiram candidatos sem a realização de provas de acesso.

Tal medida é encarada pelo órgão reitor do Ensino Superior em Angola como “um grave atropelo da lei, o que, para além de afectar a credibilidade dessas instituições, ameaça a concretização da qualidade educativa e afronta a autoridade do Estado”, lê-se no comunicado datado de 31 de Janeiro.

Em face desta ilegalidade, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação viu-se obrigado “a declarar nula e sem efeito legal a admissão dos estudantes nestas condições” e atribui aos gestores daquelas instituições total responsabilidade relativamente às consequências decorrentes do processo de supervisão que está a cargo da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

“Os gestores devem assumir, junto da respectiva comunidade académica, as consequências decorrentes desta medida”.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email