Em Foco

Liderança juvenil da UNITA será disputada por Nelito Ekuikui e João Lukombo

12-02-2023 9:19

Borralho Ndomba

Jornalista

12-02-2023 9:19

Borralho Ndomba

Jornalista

Anúncio oficial das candidaturas aprovadas e reprovadas está marcado para este domingo, no estado-maior da direcção da UNITA, Complexo do Sovsmo, em Viana

Manuel Armando da Costa (Nelito) Ekuikui e João Lukombo são os dois pré-candidatos a serem anunciados como os concorrentes à liderança da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), braço juvenil do principal partido na oposição, segundo fonte d’O Telegrama junto da Comissão de Mandatos.

António Marques e Domingos Palanga, tidos como fortes oponentes ao “candidato da direcção do partido”, uma referência à Nelito Ekuikui, foram afastados com o argumento de que não possuem dez anos de militância exigido pelos estatutos da organização. Roberto Figueira e Sebastião Salakiaku também viram as suas candidaturas chumbadas.

Os membros das listas reprovadas denunciam uma série de irregularidades e acusam a direcção de interferir no processo de organização do V Congresso da organização juvenil. Os mesmos que pediram para não serem identificados, com medo de represálias, dizem que nas hostes daquela organização política vive-se num ambiente de intimidação desde que alguns jovens decidiram manifestar a intenção de concorrer ao cargo de secretário-geral da ala juvenil dos “maninhos”.

A candidatura que vai disputar com Nelito Ekuikui, ex-secretário provincial da UNITA em Luanda, é considerada de “fantasma”.

“Passou o Ekuikui e o Lukombo, a candidatura de faz de conta que organização achou para não se falar de candidato único e não se frustrar os planos do partido”, disseram as fontes.

Apesar das alegadas injustiças no processo de selecção de candidaturas, os candidatos descartam recorrer da decisão da Comissão de Mandatos por entenderem que tal iniciativa não resultará em nada.

Numa reunião realizada no dia 7 de Fevereiro, onde os pré-candidatos foram impedidos de entrar com os telemóveis, o secretário-geral da UNITA deixou claro que nem todos os seis pré-candidatos participariam no congresso.

Segundo a nossa fonte, Álvaro Chikwamanga Daniel avisou mesmo que se um dos pré-candidatos vencesse a eleição, teria dificuldades de liderar a JURA.

A direção também acusou alguns concorrentes de receberem financiamento do MPLA para causar instabilidade na organização juvenil neste período do congresso.

“Isso não é um congresso. Deviam ter a coragem de indicar uma única pessoa para não nos terem como parvos. Não podemos falar de democracia para o país, quando no nosso partido isso não se implementa”, comentou a fonte.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email