Em Foco

Purga na UNITA: Opositores de Nelito Ekukui suspensos como delegados ao congresso da juventude

15-03-2023 8:06

Borralho Ndomba

Jornalista

15-03-2023 8:06

Borralho Ndomba

Jornalista

O braço juvenil do maior partido na oposição suspendeu, temporariamente, do seu comité nacional, António Marques e Domingos Palanga, dois candidatos chumbados no congresso que arranca na sexta-feira (17.03)

Aos dois jovens que eram tidos internamente como potenciais candidatos ao cargo de secretário-geral da JURA, foi-lhes retirado o direito de participar do conclave como delegados.

Fonte junto da direcção da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), informaram a’O Telegrama que a causa da suspensão tem que ver com o facto de ambos os pré-candidatos terem violado os estatutos do partido e da organização juvenil, ao criticarem irregularidades no processo da selecção dos candidatos.

Domingos Palanga, deputado e actual secretário provincial da JURA em Luanda, foi suspenso por ter dito à imprensa que a organização do congresso “agiu de má-fé” ao ser eliminado da congresso.

Já contra António Marques recaem acusações de falsificação de documentos. Contactada, Elsa Pataco, porta-voz do V Congresso da JURA, disse a’O Telegrama que não tem “domínio do assunto”.

Recorde-se que a comissão de mandatos da UNITA apontou “insuficiências” nas candidaturas de quatro candidatos que pretendiam entrar na corrida à liderança da ala juvenil do “Galo Negro”.

O candidato António Marques foi eliminado alegadamente por não ter os anos de militância exigidos, enquanto a lista de Domingos Palanga não terá recolhido as assinaturas necessárias.

Nelito Ekuikui e João Lukombo são os concorrentes à sucessão de Agostinho Kamuango.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email