Em Foco

Tráfico de droga. Eugenio Laborinho responde aos deputados no Parlamento

08-02-2023 3:01

Gaspar Faustino

08-02-2023 3:01

Gaspar Faustino

O ministro do Interior foi hoje chamado ao Parlamento, onde está a ser ouvido pelos deputados da 2.ª Comissão Parlamentar, especializada em Segurança Pública, Ordem Interna e Defesa. Os parlamentares querem ouvir de Eugênio Laborinho esclarecimentos que envolvem altas patentes da Polícia Nacional (PN) e dos Serviço de Investigação Criminal (SIC) no tráfico de drogas

Um dos oficiais apontados como sendo “o barão da droga” em Angola, estando supostamente envolvido em execuções sumárias, é o actual director-geral adjunto do SIC, Fernando Receado. Apesar das graves acusações que pedem sobre si, na qualidade de então responsável máximo do SIC em Luanda, ainda assim, o ministro Eugênio Laborinho propôs ao Presidente da República a nomeação de Receado para 2ª figura do SIC nacional.

Homem de confiança de Laborinho, Fernando Receado é descrito como sendo um oficial torturador, especializado em arrancar confissões a supostos marginais usando métodos de tortura e de práticas contra os direitos humanos e dos reclusos.

A audição dos deputados ao ministro do Interior, que decorre neste momento na Assembleia Nacional, surge ainda numa altura em que, em entrevista ao Novo Jornal, o ex-comandante da Polícia Nacional, Paulo de Almeida, fez uma série de acusações contra o general Eugénio Laborinho, dizendo mesmo que “é uma pessoa de má-fé”.

O Telegrama sabe que há equipa forense da Procuradoria-Geral da República (PGR) a investigar as conexões sobre o tráfico de drogas no país.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email