Especial

Vera Daves de Sousa entre as 100 mulheres mais influentes em Angola

08-04-2024 11:39

Nelson Francisco Sul

Director

Maurício Vieira Dias

Director adjunto

Antunes Zongo

Editor-Chefe

08-04-2024 11:39

Nelson Francisco Sul

Director

Maurício Vieira Dias

Director adjunto

Antunes Zongo

Editor-Chefe

Uma das maiores inquietações que os jovens passam em suas vidas é com certeza a escolha profissional. Com Vera Daves não foi diferente. Desde pequena, repetia várias vezes que pretendia ser médica. Porém, movida pela influência paterna, quer do lado do pai biológico, quer do lado do pai socioafectivo, por conta dos livros de economia que tinha em casa, deixou cair o sonho de seguir a medicina para se tornar economista

Sintetizemos o percurso da primeira mulher a exercer o cargo de ministra das Finanças, quebrando o ciclo de uma função que foi ocupada por 16 homens em mais de quatro décadas de independência nacional:  Vera Esperança dos Santos Daves de Sousa foi distinguida com o prémio de “melhor ministro das Finanças africano”, em 2023, pela prestigiada revista The Banker, do Financial Times, considerada a maior fonte de dados e análises para o sector bancário no mundo. Os prémios Banker’s Finance Minister of the Year distinguem os funcionários de topo que melhor conseguiram estimular o crescimento e estabilizar a sua economia.

Antes, em 2022, tinha sido galardoada com o prémio Euroknowledge Outstanding Woman Leadership, atribuído pela FIN (Rede de investimento estrangeiro), à margem das “Reuniões Anuais” do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Vera Daves de Sousa foi ainda distinguida pela African Banker Awards, pertencente ao BAD, Banco de Desenvolvimento Africano, com o prémio de Ministro das Finanças do Ano” (2022).

O Telegrama subscreve as notas da The Banker dirigida à jovem ministra das Finanças do governo de João Lourenço.

“Vera Daves de Sousa tem sido o rosto do programa de reforma económica do país desde que se tornou a primeira mulher ministra das Finanças em 2019. A defesa desta agenda face a obstáculos significativos levou-a a ser premiada…” como uma das 100 mulheres mais influentes no país e não só.

 

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Exclusivos