Finanças & Wall Street

Angola com pior crédito malparado nos PALOP

07-11-2023 6:34

Antunes Zongo

Editor de Política & CPLP+

07-11-2023 6:34

Antunes Zongo

Editor de Política & CPLP+

Numa avaliação geral, embora tenha o valor mais alto de crédito malparado, Luanda está melhor colocada que Maputo no ranking dos melhores mercados financeiros, de acordo com o Índice de Mercados Financeiros Africanos 2023. Cabo Verde é o “menino dos olhos bonitos”.

O Índice dos Mercados Financeiros Africanos 2023, elaborado pela Africa Financial Markets Index (AFMI, na sigla inglesa), indica que o sector bancário angolano concentra o valor mais alto de crédito malparado entre os melhores mercados financeiros dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Na lista dos 28 mercados analisados por aquela entidade, Praia, Luanda e Maputo são as únicas capitais africanas de língua portuguesa cujo desenvolvimento se revelou digno de figurar na lista dos melhores mercados financeiros do continente.

Embora tenha o valor mais alto de crédito malparado, Angola, que se posiciona no 20.º lugar, três pontos abaixo do ranking de 2022, é colocada acima de Moçambique por conta da melhoria registada no quadro da inflação, que caiu de 23,0% em 2021 para 11,3% em 2022.

O outro aspecto que eleva Angola para o segundo lugar desta lista entre os PALOP é o acesso dos cidadãos aos serviços financeiros, dado que o País introduziu o sistema de conta bankita, que consiste em depósito à ordem com requisitos mínimos de abertura por apenas 100 kwanzas, oito vezes abaixo de um dólar, de acordo com a taxa do Banco Nacional de Angola praticada pelo menos até 18 de Outubro deste ano.

A trajectória da queda da dívida externa angolana, que saiu de 68,9% do Produto Interno Bruto de 2021 para 44,2% em 2022, também é apontada pelo estudo do AFMI como causa do resultado.

Leia o artigo na íntegra na edição n.º 2 da revista O Telegrama, de 1 de Novembro de 2023, em papel.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Exclusivos