Finanças & Wall Street

Banco Keve alarga para 11 a composição do conselho de administração

01-02-2024 8:58

Maurício Vieira Dias

Director adjunto

01-02-2024 8:58

Maurício Vieira Dias

Director adjunto

Direcção do Keve terá quatro caras novas, com dois gestores seniores que serão promovidos a administradores executivos, nomeadamente os actuais directores Nelson Rodera Monteiro e Sérgio Gama

O conselho de administração do Banco Keve vai ser alargado de sete para 11 membros, segundo uma convocatória da assembleia geral extraordinária dos accionistas do nono maior banco sistémico do País, marcado para o dia 20 de Fevereiro, um encontro que terá como ponto único a aprovação e ratificação dos nomes que vão reforçar o ‘board’’.

Sérgio Gama, actual director de Gestão de Risco, e o actual director de Tesouraria e Mercado, Nelson Rodera Monteiro, são os nomes elevados à categoria de administradores executivos. Trata-se, no fundo, de um procedimento meramente formal reservado aos accionistas, uma vez que os dois gestores já passaram pelo crivo do Banco Nacional de Angola, o regulador e supervisor do sistema financeiro.

Actualmente, o conselho de administração do Banco Keve conta com um administrador não-executivo independente, o economista Osvaldo Victorino João, antigo economista residente do FMI em Angola e ex-secretário de Estado para as Finanças e Tesouro do Ministério das Finanças. Entretanto, a equipa será ajustada em função das directrizes do Banco Central que determinam um mínimo de três administradores independentes nos bancos de importância sistémica, um estatuto que a instituição dirigida por Bruno Grilo alcançou em Março do ano passado.

Para as funções de administradores não-executivos independentes do Keve, O Telegrama sabe que o BNA aprovou os nomes de Walter Teixeira, engenheiro de formação e antigo presidente do conselho de administração da empresa pública Correios de Angola, e Clóvis Rosa, que já foi subdirector no extinto Banco Espírito Santo Angola e director-coordenador no Banco Económico.

Depois da realização da assembleia geral extraordinária, que acontece dentro de duas semanas e meia, o conselho de administração do Banco Keve passará a ser constituído por 11 membros, com uma comissão executiva composta por cinco elementos, três administradores independentes e três administradores não-executivos, incluindo a presidente do conselho de administração, Dalila Azevedo da Silva.

 

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Exclusivos