Finanças & Wall Street

Futuro do Standard Chartered Bank Angola analisado hoje

22-04-2024 6:17

José Praia

Jornalista

22-04-2024 6:17

José Praia

Jornalista

Decorre neste momento, no 8.º andar do Edifício Kilamba, em Luanda, a reunião ordinária de accionistas do Standard Chartered Bank Angola, entidade financeira recentemente adquirida em 60% pelos nigerianos do Grupo Access Corporation, a holding do Access Bank. Além da apreciação e aprovação das contas do exercício económico de 2023, os accionistas vão examinar a provável fusão com o ex-Finibanco, actual Access Bank Angola

De acordo com a convocatória da reunião assinada pela secretária da mesa da assembleia geral, Maria Aleixo, os accionistas vão também analisar a política de remuneração dos órgãos sociais, e nomear um novo auditor independente, em substituição da consultora C&S – Assurance and Advisory.

Outro tema em análise recai para a proposta de aplicação do resultado líquido do banco. No exercício financeiro transacto, o banco viu o seu resultado crescer em 649% para 1,9 mil milhões de kwanzas, contra os 249 milhões de kwanzas de lucros alcançados em 2022.

É a primeira vez que os dois accionistas (Grupo Access Bank e ENSA) sentam-se à mesma mesa para analisar as contas do banco, depois da entrada dos nigerianos, que já manifestaram o desejo de comprar a totalidade das participações da seguradora estatal.

Em Julho de 2023, o Standard Chartered Bank Angola foi comprado pelos nigerianos do Access Bank em 60%, sendo que os restantes 40% pertencentes a seguradora estatal ENSA, estão em negociação para a sua aquisição. Segundo o Expansão, numa notícia divulgada em finais de Março, aguarda-se apenas por uma “luz verde” do Banco Nacional de Angola, o regulador do sector bancário, para concretização da operação de compra e venda, e, também, prevendo-se mesmo uma fusão entre o ex-Finibanco e o Standard Chartered Bank.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Exclusivos