Finanças & Wall Street

Standard Bank Angola reúne os accionistas a 23 de Abril

19-03-2024 11:45

José Praia

Jornalista

19-03-2024 11:45

José Praia

Jornalista

O Standard Bank Angola (SBA) foi o quarto banco sistémico mais rentável em 2023, encaixando um lucro de cerca de 82,3 milhões de USD. A instituição de matriz sul-africana é, neste momento, o sexto maior banco em activos em Angola, estando a sua riqueza avaliada em quase 1,6 biliões Kz (1,9 mil milhões USD)

A presidente da mesa da Assembleia-Geral dos Accionistas do Standard Bank Angola, a advogada Sofia Vale, convocou os accionistas do banco para uma reunião anual da assembleia geral, aprazada para o dia 23 de Abril.

O relatório de gestão e demonstração financeiras, a apreciação geral do desempenho da administração e a fiscalização da sociedade, serão alguns dos temas que merecerão à atenção dos accionistas da sucursal do sul-africano Grupo Standard Bank.

Segundo a convocatória, assinada pela académica e perito independente, os gestores vão ainda analisar a alteração da política de remuneração dos membros dos órgãos sociais, a eleição de novos membros dos conselhos de Administração e Fiscal. A alteração do Auditor Externo é outro tema em cima da mesa.

O documento, que estabelece as regras que regerão a reunião dos banqueiros do Standard Bank Angola, impõe um conjunto de exigências para os accionistas que pretendam participar do encontro. Por exemplo, aos detentores de acções com valor correspondente a pelo menos 5% do capital social da instituição e tencionem incluir na agenda de trabalho outros temas, é-lhes obrigado a submeter o assunto cinco dias antes por escrito a Presidente da Mesa da Assembleia.

Sob liderança do banqueiro Luís Fialho Teles, o SBA foi o quarto banco sistémico mais rentável no ano passado, encaixando um lucro de cerca de 68 mil milhões Kz (82,3 milhões USD). A instituição de matriz sul-africana é, neste momento, o sexto maior banco em activos em Angola, estando a sua riqueza avaliada em quase 1,6 biliões Kz (1,9 mil milhões USD).

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email