Finanças & Wall Street

Standard Gestão de Activos lança dois fundos de investimento aberto sem risco cambial

03-06-2024 3:45

Adnardo Barros

Editor de Finanças

03-06-2024 3:45

Adnardo Barros

Editor de Finanças

Os fundos não têm qualquer limite de maturidade definida e os investidores poderão subscrever sem, necessariamente, terem conta custódia, sendo que o montante mínimo de subscrição é de cem mil kwanzas para o fundo obrigações e 250 mil kwanzas para o fundo tesouraria

O Standard Gestão de Activos (SGA), entidade detida pelo Standard Bank Angola (SBA), disponibiliza, hoje, 3 de Junho, a comercialização de dois fundos em valores mobiliários abertos denominados Standard Obrigações e Standard Tesouraria. Trata-se de dois primeiros fundos abertos do SGA.

A estratégia destes fundos centra-se em investimentos numa carteira diversificada de activos imobiliários dos mercados monetário e de capitais angolano, nomeadamente Obrigações do Tesouro, activos de curto prazo (depósitos, operações de reporte, papel comercial, bilhetes do tesouro e títulos do Banco Central).

O montante inicial de investimento para o fundo Standard Tesouraria tem o valor inicial da unidade de participação de 50 mil kwanzas (58 dólares) sendo o montante mínimo de subscrição de 250 mil kwanzas (293 dólares).

Já o produto de poupança alternativo aos depósitos a prazo, Fundo Obrigações, tem o valor inicial da unidade de participação de 50 mil kwanzas (58 dólares), sendo que o montante mínimo de subscrição é 100 mil Kwanzas (117 dólares).

Em exclusivo ao O Telegrama, o presidente da Comissão Executiva, António Catana, destaca a particularidade deste fundo, em comparação com os demais fundos disponibilizados ao mercado.

“Os fundos abertos Standard Obrigações e Standard Tesouraria são os primeiros de uma família de fundos abertos que a SGA vai constituir para que os angolanos possam seleccionar a sua carteira de investimentos de acordo com o seu perfil de investimentos e respectivo calendário financeiro”, disse Catana. E acrescenta: “isto significa que vai havendo oportunidades pontuais para os investidores de acordo com o calendário das sociedades gestoras”.

Da leitura feita ao prospecto, os dois fundos lançados pelo Standard não terão qualquer risco cambial ou de acções. Os investidores interessados estão isentos de qualquer taxa comissão no processo de subscrição e resgate.

As subscrições das unidades de participação do fundo têm uma periodicidade diária e, para efeitos do processamento da operação nesse dia, terão de ser efectuadas até às 14h.

De resto, a comercialização dos fundos está a ser feita através do portal do cliente da Standard Gestão de Activos – SGOIC, em todos os balcões do Standard Bank de Angola, pelos canais definidos pela Lwei Mansa Musa Brokers e pela Standard Invest.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email