Finanças & Wall Street

Finanças emite Obrigações do Tesouro em Moeda Estrangeira ‎

Fânia Massua

8 Outubro, 2025 - 18:06

Fânia Massua

8 Outubro, 2025 - 18:06

O Ministério das Finanças (MINFIN) anunciou a abertura de uma emissão de Obrigações do Tesouro em Moeda Estrangeira (OT-ME) no montante de até US$ 300 milhões (AOA 273,59 mil milhões), destinada ao financiamento do Orçamento Geral do Estado (OGE) do corrente ano, numa medida considerada pelo Governo como o reafirmar do seu compromisso com o desenvolvimento do mercado de capitais nacional  e com a exploração de alternativas de financiamento interno, contribuindo para a promoção de um ambiente financeiro mais sólido e diversificado

‎A operação insere-se na estratégia de fomento do mercado de títulos públicos e tem como objectivos privilegiar a captação de financiamento interno, diversificar as fontes de financiamento do OGE e ampliar os instrumentos financeiros disponíveis para canalização das poupanças dos agentes económicos.

‎A emissão será realizada através do formato de Bookbuilding, com maturidades de 5 e 8 anos, cujos vencimentos estão previstos para 13 de Agosto de 2030 e 13 de Agosto de 2033, respectivamente.

‎As taxas de juro de referência situam-se entre 5,00% e 7,00%, e os títulos pagarão cupões semestrais. O período de subscrição  decorrerá de 6 a 29 de Outubro, estando aberto a todos os investidores, nacionais e estrangeiros, através de bancos, sociedades distribuidoras e corretoras de valores mobiliários  habilitadas a operar no mercado angolano.

‎As operações registadas nos livros de ordens serão liquidadas financeiramente em dois ciclos: o primeiro no dia 17 de Outubro  e o segundo no dia 31 do mesmo mês.  A liquidação física ocorrerá no dia útil seguinte, sendo que a emissão permitirá liquidação em Kwanzas e em dólares norte-americanos.

‎Segundo ainda o comunicado do Ministério das Finanças, esta iniciativa enquadra-se na estratégia de captação de recursos para cobrir as necessidades de financiamento do OGE de 2025, assegurando a continuidade dos programas económicos e sociais previstos.

Partilhar nas Redes Sociais

+ LIdas

Leia também

error: Conteúdo protegido!!

Informação de qualidade que o ajuda a crescer

Já é assinante?

Informação de qualidade que o ajuda a crescer