Ao fim de perto de 6 meses de avaliação de idoneidade, o Banco Nacional de Angola (BNA) aprovou a indicação de Valéria Ariane Gomes Baio para assumir funções de directora da Direcção de Compliance (DCL) do Banco Angolano de Investimentos (BAI). A aposta da Comissão Executiva, presidida por Luís Rodrigues Lélis, surge na sequência da saída de Nadhian Victorian, que, há cerca de 7 anos, liderava a direcção de Compliance.
Aos 36 anos, a nova directora terá a missão de assegurar o alinhamento e cumprimento dos requisitos legais e regulamentos do sistema financeiro bancário em vigor, procurando mitigar os riscos de fraude e branqueamento de capitais que possam colocar em “xeque-mate” a reputação do Banco.
Valéria Baio tem 16 anos de banca, iniciado em 2009, no Banco de Fomento Angola (BFA). Em Setembro de 2013, mudou-se para o extinto Banco Privado Atlântico, assumindo funções de Corporate Office Manager, onde permaneceu por 4 anos e 2 meses.
Com a fusão do Banco Privado Atlântico (BPA) e o Banco Millennium Angola (BMA), dando lugar ao Banco Millennium Atlântico (BMA), Valéria passa a assumir a posição de directora de Centro de Negócios e, mais tarde, auditora interna sénior.
Em 2021, muda-se para o Banco Prestígio para chefiar o seu departamento de auditoria interna. Entretanto, em Junho de 2022, três meses antes da extinção do banco, a executiva ingressa nos quadros do Banco BAI como técnica de análise e pesquisa. Ao fim de 6 meses, isto em Fevereiro de 2023, Valéria Baio ascende à chefe do Departamento de Análise e Investigação, uma unidade integrada na Direcção de Compliance.
A sua confirmação na função de directora de Direcção do Compliance, iniciada no princípio deste mês, aguardava pela aprovação do Banco Central, à luz do Aviso n.º 1/22.
Especialista certificada pela em prevenção e branqueamento de capitais (AML) pela CAMS, Valéria Ariane Gomes Baio é licenciada em Direito pela Universidade Independente, pós-graduada em agregação pedagógica, pela Universidade Agostinho Neto, frequentando, actualmente, outra pós-graduação em mestrado em Gestão Bancária, Seguros e Mercados Financeiros, pela Universidade Lusófona.