Finanças & Wall Street

Standard Gestão de Activos lança o quinto fundo de investimento

Fânia Massua

29 Outubro, 2025 - 21:48

Fânia Massua

29 Outubro, 2025 - 21:48

‎A unidade de gestão de activos pertencente ao Grupo Standard Bank acaba de lançar o seu quinto fundo de investimento, o Standard Rendimento+, um Fundo Fechado com maturidade de três anos, cuja comercialização iniciou a 20 de Outubro de 2025. O novo produto surge como parte da estratégia de expansão e consolidação da SGA, que, desde a sua fundação, em 2023, tem procurado democratizar o acesso a soluções financeiras sólidas e sustentáveis

‎De acordo com António Catana, CEO da SGA, o lançamento do novo fundo é “uma resposta directa à confiança que os investidores têm demonstrado nos nossos produtos e na nossa forma de gerir”. O gestor sublinha, ainda, que o mercado financeiro angolano “vive um momento de maturação”, e que a SGA pretende continuar a desempenhar um papel relevante nesse processo, promovendo produtos de investimento que aliem segurança, rentabilidade e transparência.

‎O Standard Rendimento+ nasce do êxito alcançado pelo Standard Rendimento, o primeiro fundo fechado da SGA, que permanece em funcionamento e apresentou uma rentabilidade líquida anual de 25,79% entre 15 de Março de 2024 e 30 de Setembro de 2025. Actualmente, o fundo gere activos no valor de AOA 11,7 milhões (US$ 12,8 mil), o desempenho robusto e o interesse crescente dos investidores, sobretudo institucionais, motivaram a criação deste novo produto, que apresenta características semelhantes, mas com um posicionamento ainda mais competitivo e adaptado ao contexto económico actual.

‎A nova proposta da SGA resulta de uma combinação entre factores estratégicos e conjunturais, incluindo a forte procura por fundos de rendimento fixo e o contexto favorável do mercado de dívida pública angolano, em particular no segmento de títulos de taxa fixa. Essa conjuntura cria oportunidades atractivas de valorização e reforça o potencial de rentabilidade do novo fundo em relação aos fundos abertos.

‎O executivo diz que o Standard Rendimento+ foi concebido com o objectivo de oferecer retornos consistentes a médio prazo, através de uma política de investimento centrada em instrumentos de dívida pública e outros activos de rendimento fixo, seleccionados com base em critérios rigorosos de solidez, liquidez e rentabilidade.

‎O Standard Rendimento+ junta-se aos quatro fundos já sob gestão, sendo três abertos e um fechado, reforçando o portfólio da instituição e a sua presença como uma das principais gestoras de activos de Angola. Os interessados poderão subscrever o novo fundo através dos canais oficiais da SGA e das instituições financeiras parceiras.

Partilhar nas Redes Sociais

Fânia Massua

Editora de Mercados & Tesouro

Licenciada em Economia e Gestão, com interesse em pesquisa, estudos sobre Desenvolvimento Económico, Crescimento Económico, Progresso, Análise de tendências dos Mercados Nacionais e Internacionais. Foi consultora júnior na TSCO, e, desde Outubro de 2024, lecciona na Universidade Católica de Angola (UCAN), onde é professora assistente na disciplina de Desenvolvimento Económico. A partir deste Inverno (cacimbo) de 2025, juntou-se à equipa da revista O Telegrama para assumir a editoria de Mercados & Tesouro. Email: [email protected]

+ LIdas

Leia também

error: Conteúdo protegido!!

Informação de qualidade que o ajuda a crescer

Já é assinante?

Informação de qualidade que o ajuda a crescer