Finanças & Wall Street

BNA reduziu taxa básica de juro de 19,5% para 18%

20-01-2023 6:25

Redacção

20-01-2023 6:25

Redacção

O governador do BNA, José de Lima Massano, argumentou que as decisões do CPM são fundamentadas com a redução da inflação que se registou ao longo do ano de 2022

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) reuniu hoje, naquela que foi a sua 109.ª sessão, e decidiu reduzir a taxa básica de juro, conhecida por Taxa BNA, de 19,5% para 18%, representando um corte de 1,5 pontos percentuais, assim como diminuiu a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez de 21% para 18% e a taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez de 15% para 14%.

O governador do BNA, José de Lima Massano, argumentou que as decisões do CPM são fundamentadas com a redução da inflação que se registou ao longo do ano de 2022 e também uma certa redução das questões inflacionistas. Também “fundamentou-se no alinhamento das questões monetárias com objectivo de inflação de média e longo prazo”.

Para finalizar, Massano disse à imprensa que o processo de tomada de decisão do CPM, relativamente a redução das três principais taxas de juro, tiveram em conta o actual contexto económico monetário nacional e internacional.

A próxima reunião do Comité de Política Monetária do BNA será realizada no dia 21 de Março.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email