Finanças & Wall Street

BFA. Falha informática provoca caos e clientes insatisfeitos à porta das agências

03-02-2023 5:27

Clinton Manuel

Jornalista estagiário

03-02-2023 5:27

Clinton Manuel

Jornalista estagiário

Uma anomalia no sistema informático dos cartões multicaixa do BFA, Banco de Fomento Angola, está provocar enorme constrangimentos aos clientes, motivando uma gigantesca correria às suas agências e dependências em todo país

A anomalia começou a ser detectada na quinta-feira (2), mas apenas um dia depois os clientes do BFA começaram a sentir os efeitos. Logo nas primeiras horas desta sexta-feira, dia 3, milhares de utentes afluíram as agências da instituição bancária por todo o país, para obterem esclarecimentos depois de verem as suas “vidas complicadas”.

São milhares de clientes apreensivos e que viram a sua actividade econômica e social afectada, sobretudo as médias e pequenas empresas e particulares.

Em conversa com O Telegrama, Cláudia Leite lamenta a situação e crítica que uma instituição bancária, como o BFA, “não tenha tido a capacidade de notificar, antecipadamente, os seus clientes”.

“Não consigo conceber, como é que uma instituição bancária, que deve primar pela confiança e credibilidade, não tenha comunicado os seus clientes de forma antecipada”, disse Leite.

Outro utente que mostrou-se bastante desapontado é Jaime de Sousa. “Estava eu no supermercado a fazer  compras, mas posto no balcão, ao tentar pagar os produtos deparo-me com a situação de anomalia no cartão”, afirmou Sousa. “Passei por um constrangimento enorme”, concluiu.

O BFA adotou a medida de retirar de circulação os antigos cartões de débito multicaixa, que tinham a duração provisória de apenas três meses, para então “lançar cartões personalizados e com nova tecnologia”, tal como atesta um informe enviado aos clientes.

Alfredo Joaquim, de 57 anos, cliente há pelo menos 12 anos, que no momento se encontrava em Ondjiva e viu-se obrigado a regressar para Luanda, no sentido de resolver a situação junto da sua dependência. “É lamentável que um banco funcione de forma retrógrada, como se ainda estivéssemos na idade da pedra, em que a comunicação era feita de forma artesanal”, disse Alfredo Joaquim, lamentando, por outro lado, que tenha adiado vários compromissos na província do Cunene.

Numa ronda efetuada pel’O Telegrama, foi possível constatar que vários clientes que tiveram os seus cartões “engolidos” madrugaram às portas das agências, chegando a formar filas a partir das 5h da manhã, na tentativa de resolver a situação.

OS ESCLARECIMENTOS DO BFA

Luís Roberto Gonçalves, CEO

Numa nota de quatro parágrafos publicada no seu site, o Banco de Fomento Angola informou que “houve uma anomalia no processo de substituição dos cartões temporários pelos Cartões Personalizados”.

“Como consequência”, diz a instituição, “alguns cartões temporários foram cancelados”, tendo, por outro, reconhecido que tal situação ocorreu sem que os clientes tivessem recebido “os Cartões Personalizados”.

No mesmo comunicado de imprensa, o BFA lamentou, ainda, os “transtornos causados e, como alternativa, os Clientes poderão solicitar a emissão de um novo Cartão Multicaixa Temporário, num balcão mais próximo, de forma gratuita, isto é, sem necessidade de pagarem a comissão de emissão do referido cartão”.

“Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimento adicional contacte a Linha de Atendimento BFA 923 120 120 ou dirija-se a Agência BFA mais próxima de si”, lê-se no comunicado.

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